2. PLANO DE AULA 1/4
Professor(a): Roni Molter | Turma: 2º ano | Semana(s): 21 |
Título: Educação: A melhor semente do futuro | ||
Tema do componente curricular: Criando valor para comunidade | ||
Objetivos a serem alcançados no período indicado: (EM13EMP302) Compreender e aplicar conceitos e ferramentas para planejamento e acompanhamento de projetos. | ||
Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Datashow, para apresentação do modelo de horta a ser implantado. | ||
Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologias ativas, que visam o aluno no centro do processo de aprendizagem, a autonomia, a reflexão sobre a realidade, o trabalho em equipe, o professor como mediador e a inovação. | ||
Descrição da proposta de abertura da aula: Soluções para a carência alimentar na comunidade devido a baixa renda per capita familiar, através da horta Mandala. | ||
Descrição detalhada de como será a aula: Bate papo sobre as questões sócio econômicas da comunidade e alimentação x educação. | ||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Observação direta e por projetos. | ||
Descrição do encerramento da aula: Apresentação do modelo Mandala de horta ( modelo circular com galinheiro no centro). Esse modelo não necessita de grandes áreas, é possível o plantio de hortaliças e legumes de ciclo rápido de produção, além da produção de ovos. Tudo de forma sustentável. Apresentar o blog, falar das dicas que ele pode oferecer e mostrar a importância de uma boa alimentação. |
2. PLANO DE AULA 2/4
Professor(a): Roni Molter | Turma: 2º ano | Semana(s): 22 |
Título: Educação: A melhor semente do futuro | ||
Tema do componente curricular: Criando valor para comunidade | ||
Objetivos a serem alcançados no período indicado: (EM13MAT406.RJ02) Entender os procedimentos e as etapas para mapeamento, análise e otimização de processos de trabalho. | ||
Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Ferramentas habituais de fácil acesso com enxada, pá e martelo usados na montagem,e materiais como madeira de reaproveitamento como paletes para a construção do galinheiro. | ||
Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologias ativas e de projeto. | ||
Descrição da proposta de abertura da aula: Mãos à Horta - apresentar aos alunos as pessoas da comunidade colaboradores que possuem prática em plantio que darão ajuda na execução da aula | ||
Descrição detalhada de como será a aula:.Preparar a horta modelo na escola, iniciar pela medição do terreno e alinhamento dos canteiros e construção do pequeno galinheiro, já com a participação de alguns membros da comunidade como alguns pais. | ||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Formativa | ||
Descrição do encerramento da aula: Mostrar o desing da horta e galinheiro explicando sua praticidade de manejo.Indicação de visita ao blog para ver os benefícios de se ter uma pequena horta em casa. |
2. PLANO DE AULA 3/4
Professor(a): Roni Molter | Turma: 2º ano | Semana(s): 23 |
Título: Educação: A melhor semente do futuro | ||
Tema do componente curricular: Criando valor para comunidade | ||
Objetivos a serem alcançados no período indicado: (EM13EMP406.RJ02) Identificar as melhores opções de plantio. | ||
Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Sementes e mudas, copos descartáveis a serem reutilizados como sementeiras. galões de água de 20 litros. | ||
Nome e descrição da metodologia escolhida: Projetos | ||
Descrição da proposta de abertura da aula: roda de conversa para escolha dos produtos a serem plantados e seus ciclos enfatizando a preferência por ciclos curtos, visando aumento e rapidez na produção. Técnicas de irrigação e adubação. | ||
Descrição detalhada de como será a aula: Plantio das mudas e preparo de novas mudas a serem usadas posteriormente. | ||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Formativa - observação direta | ||
Descrição do encerramento da aula: Mostrar técnicas de irrigação, de forma a permitir praticidade na frequência de rega e menor consumo de água possível. fazer os bebedouros e comedouros reaproveitando galões de 20 litros de água. E indicação de visita ao blog para entender a importância da participação da comunidade na escola. |
2. PLANO DE AULA 4/4
Professor(a): Roni Molter | Turma: 2º ano | Semana(s): 24 |
Título: Educação: A melhor semente do futuro | ||
Tema do componente curricular: Criando valor para comunidade | ||
Objetivos a serem alcançados no período indicado: (EM13EMP301.RJ02) Implementar o projeto, apresentar a comunidade. | ||
Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: datashow - para mostrar as fotos da execução do trabalho. | ||
Nome e descrição da metodologia escolhida:. Ativa - baseada em projeto | ||
Descrição da proposta de abertura da aula: Apresentação do projeto aos demais alunos da escola e membros da comunidade escolar. | ||
Descrição detalhada de como será a aula: Exposição do projeto através de fotos enfatizando sua praticidade e rapidez na execução. | ||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Observação direta | ||
Descrição do encerramento da aula: Visita a horta Mandala, explicando seu funcionamento e sugestão de visita ao blog para conhecer o projeto. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário